APLICAÇÃO PEELING QUÍMICO
O QUE É UM PEELING QUÍMICO
Peeling químico é um tratamento que consiste na aplicação de ácidos sobre a pele para retirar camadas da epiderme. O peeling destrói camadas da pele de maneira controlada, que logo são substituídas por novas células dada a capacidade de regeneração da pele.
Dito por outras palavras, o peeling é um procedimento que visa acelerar o processo de renovação cutânea, um mecanismo que vai desacelerando com o avançar da idade.
Os peelings podem ter ações mais profundas ou mais superficiais, conforme a composição e concentração dos ácidos usados. Podem ser usados no rosto, mãos e pescoço.
QUAIS AS SUAS INDICAÇÕES?
Sinais de fotoenvelhecimento
Rugas e linhas de expressão
Manchas e lesões pigmentares
Acne e cicatrizes de acne
Perda de luminosidade da pele
Poros dilatados
Desidratação
Couperose e rosácea
SOBRE O TRATAMENTO COM PEELING QUÍMICO
O que pode esperar sentir
Dependendo dos ácidos usados e da sensibilidade da pele, podem sentir-se picadas, comichão ou ardência durante o tempo de permanência do ácido. É utilizado um neutralizador que, como o nome indica, neutraliza a ação do ácido aumentando o pH da pele de forma rápida. Desta subida de pH causa também picadas e ardência transitória. As restantes etapas do tratamento são mais confortáveis e relaxantes.
O tratamento tem efeitos adversos?
Dependendo do ácido utilizado e da reação individual da pele, pode ocorrer vermelhão, descamação e sensação de pele áspera alguns dias após o procedimento.
Quantas sessões são necessárias e com que intervalo?
O número de sessões depende de cada caso específico. De maneira geral, recomenda-se a realização de aproximadamente 4 sessões, com 1 semana de intervalo. Cada tratamento tem cerca de 1h de duração. O tratamento de Peeling exige a realização prévia de consulta de avaliação, durante a qual o paciente pode efetuar tratamento, se existir essa indicação.
COM QUE ÁCIDOS TRABALHAMOS?
Irá encontrar a maioria destes compostos em grande parte dos seus cremes hidratantes... Em monoácidos ou em combinados, usam-se os seguintes ácidos em diferentes concentrações:
Ác. Salicílico
Ác Lático
Ác. Glicólico
Ác. Pirúvico
Ác. Mandélico
Ác. Cítrico
Ác. Azelaico
Ác. Kijóico