Drenagem Linfática
É uma técnica específica de movimentos manuais com pressões suaves e ritmadas que vai estimular o sistema linfático. Tem como finalidade ajudar a eliminar excessos de líquidos e toxinas acumulados no nosso organismo. Está indicado para:
- Activar o sistema imunitário
- Reduzir edemas, sensação de pernas cansadas e inchadas
- Em situações pós-operatórias e de recuperação cirurgica
- Problemas circulatórios em geral
- Insuficiencia venosa
- Indicada em programas de emagrecimento
- Complementar em tratamentos de celulite
A DLM promove a melhoria da circulação linfática, estimulando e favorecendo o correto funcionamento do sistema linfático, ao ajudar o metabolismo a eliminar as toxinas e os seus resíduos metabólicos, sendo uma das suas principais ações a desintoxicação do sistema fisiológico.
Esta técnica de massagem traz grandes benefícios à nossa saúde. Tem a sua principal ação na redução de líquidos acumulado no corpo, melhorando a circulação linfática e sanguínea exercendo uma ação anti-inflamatória sobre o organismo.
A drenagem Linfática Manual é um excelente tratamento complementar no combate à celulite ou em programas de perda de peso.
DLM no pós-operatório de uma cirurgia plástica
No caso de intervenção cirúrgica, o número de sessões a realizar pode variar de acordo com a avaliação médica, o tipo de cirurgia bem como a evolução de cada paciente. A drenagem linfática deve iniciar-se 3/4 dias depois da cirurgia ou noutros casos, por indicação médica. Tem como objetivos, reduzir os líquidos formados, acelerar o processo de cicatrização, auxiliar nas fibroses e diminuir assim o tempo de convalescença.
A finalidade da drenagem é acelerar a reabsorção do edema, diminuir a dor, promover melhor vascularização e normalizar a sensibilidade dos tecidos. A drenagem linfática está indicada em todas as cirurgias plásticas:
- lipoaspiração,
- abdominoplastia,
- mamoplastia,
- blefaroplastia, bichectomia ou papada
- colocação de próteses de silicone.